Este site pertence a Igreja Católica do jogo virtual Habbo Hotel e tudo nele é fantasia. Não há ligação alguma com a Igreja Católica da vida real.

 CASA DA PALAVRA

Ao mantermos a porta de acesso à Palavra de Deus sempre aberta, oferecemos uma oportunidade contínua de renovação da vida para cada indivíduo, cada família, comunidade e a sociedade em geral. Como uma Igreja atenta ao anúncio da Palavra de Deus, transformamos a maneira como vivemos em comunidade, estando sempre dedicados a servir a Iniciação à Vida Cristã.

a) Garantir como uma prioridade missionária em nossa realidade complexa, pretendemos garantir a celebração da Palavra de Deus, presidida por leigos e leigas cristãos, ministros da Palavra devidamente capacitados ou diáconos, em todas as comunidades eclesiais e outros ambientes.

b) Criar, expandir e monitorar grupos de reflexão bíblica, encontros bíblicos, círculos bíblicos, leitura orante da Palavra de Deus e outras formas possíveis na cultura digital, a fim de que o encontro dos fiéis com a Palavra de Deus aumente, promovendo o espírito comunitário em redes de pequenas comunidades.

c) Promover a catequese atenta à cultura urbana, por meio de metodologias e linguagens que utilizem a arte, como a música, cinema, teatro, imagens e outros recursos, com o intuito de educar a fé.

CASA DO PÃO

Deus caminha ao nosso lado. Na mesa da Eucaristia, que é a mesa da comunidade, Deus se faz "Pão da Vida" (Jo 6,35). Essa mesa, que é a memória da Páscoa do Senhor, nutre e fortalece a comunidade, gerando a vida em comunhão e pressupondo o testemunho daquilo que é celebrado. Na comunidade de fé, cultiva-se a vida de oração enraizada na Palavra de Deus, que também é expressão da espiritualidade do seguimento de Jesus. Não podemos esquecer que é a Eucaristia que faz a Igreja-comunidade, e é a Igreja-comunidade que faz a Eucaristia. Comunga na mesa da Eucaristia quem comunga na vida. É preciso tornar-se pão para o irmão, quando recebemos o Pão, que é Jesus.

a) Valorizar a religiosidade popular como um caminho para aprofundar a fé e promover a pertença e participação na comunidade eclesial sempre iluminados pela Palavra de Deus no processo de evangelização.

b) Assegurar que as orientações do Secretariado Arquidiocesano de Liturgia (SAL) sejam implementadas pelas Paróquias e Comunidades, para celebrar cada vez mais como celebra a Igreja e ser uma Igreja que nasce e vive da Eucaristia.

c) Investir na espiritualidade do seguimento a Jesus Cristo em processos de formação inicial e permanente de presbíteros, diáconos, vida consagrada, agentes das pastorais, conselheiros em todos os níveis e líderes dos movimentos, para superar experiências religiosas fechadas em si mesmas, conservadorismo e clericalismo.

CASA DA CARIDADE

O amor de Deus nos une e nada nem ninguém pode nos separar dele (cf. Rm 8,35-39). Como discípulos de Jesus, somos chamados a levar esse amor para a cidade, a família e a todos os ambientes em que estamos presentes, testemunhando-o como um Pai misericordioso que acolhe, abraça e traz esperança para os pobres, alívio para os aflitos, consolação para os que estão tristes, liberdade para os cativos e encarcerados (cf. Is 61,1; Lc 4,18). Na comunidade, devemos perseverar na comunhão fraterna e na fração do pão (At 2,42). No entanto, as muitas realidades de pobreza e injustiças sociais, desigualdades, exclusão e marginalização nos desafiam a assumir uma postura profética e fraterna, comprometendo-nos com ações que transformem essas realidades à luz da Palavra de Jesus e visando o resgate da dignidade dos mais sofridos.

a) Assumir a Opção Preferencial pelos Pobres:
Assegurando que todas as estruturas da Arquidiocese sejam espaços que promovam a dignidade humana dos pobres e excluídos.

b) Fomentar a Ecologia Integral e a Presença Pública da Igreja:

·        Desencadeando uma "primavera das Pastorais Sociais", priorizando-as, encorajando sua criação e organização onde ainda não existem, fortalecendo as que já atuam, oferecendo formação adequada aos seus agentes, com base na Palavra de Deus e na Doutrina Social da Igreja.

·        Cultivar o cuidado com a Casa Comum em todas as comunidades eclesiais, como um exercício de um novo modo de ser no mundo e como exemplo das mudanças estruturais necessárias para uma ecologia integral. Especialmente, envolver-se com as questões relacionadas às consequências da mineração.

c) Insistir de forma profética na criação e fortalecimento de Grupos de Fé e Política e outros organismos eclesiais, que possibilitem, a partir da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, o compromisso com a política e a cidadania, despertando o engajamento dos cristãos na defesa da vida e na busca de políticas públicas que priorizem os irrenunciáveis direitos humanos e sociais.

 

PASTORAIS E VICARIADOS

Vicariatos são as maiores instâncias pastorais da Arquidiocese e cada uma das pastorais serão vinculadas ao vigário da ação social correspondente.
Deverão ser coordenados pelos bispos auxiliares.

Pastorais são uma atividade ou conjunto de atividades desenvolvidas com o objetivo de atender às necessidades espirituais, morais e sociais das pessoas e comunidades. Serão vinculadas aos Vicariatos e podem ser coordenados por leigos, leigas e pelos próprios presbíteros ao nível arquidiocesano.


Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral
VEAP

Vicariato Episcopal para a Ação Social
 
VEAS

Vicariato Episcopal para a Comunicação
VEC

Vicariato Episcopal para a Ação Missionária

VEAM

Vicariato Episcopal para a Política e Ambiental
VEPAM

Pastoral Vocacional

 

Pastoral da Comunicação

Santas Missões

 

Pastoral da Liturgia

*Pastorais sociais

Secretarias

Pastoral da Juventude

 

Pastoral Educação

 

Chancelaria

 

 

Pastoral da Catequese